Inspirações do dia

Semana passada comecei meu curso de fotografia no Ateliê da Imagem, uma das escolas mais conceituadas aqui no Rio. Há tempos que queria fazer, aproveitei uma manhã livre da faculdade e finalmente comecei. Tudo ainda é novo, mas posso dizer que estou adorando!

Na última aula o professor nos mostrou uma série de câmeras diferentes, desde uma de 1800 e pouco até uma Polaroid de meados da década de 1970, mais ou menos como essa aqui. O que mais me chamou a atenção foram as câmeras pinholes caseiras! Simples de fazer, mas muito criativas! Tinha uma feita com caixinhas de fósforo, outra com cartolina, com caixa de sapato… até com um porta-jóias!

Pinhole é um tipo de máquina fotográfica sem lente. O nome é uma tradução literal do inglês, “buraco de alfinete”. É uma maneira simples e eficaz de fotografar, pois podemos usar qualquer caixa que não entre luz. Porém, é diferente das demais câmeras, pois precisa de mais tempo de exposição por causa de sua pequena abertura. Existe, inclusive, modelos da Holga com essas carcterísticas. Demais!

Pensando nisso que selecionei algumas imagens do Flickr para inspirar nesse fim-de-semana calorento e de sol. :)

Imagens daqui, daqui e daqui.

Anúncios

3 comentários a “Inspirações do dia

  1. Que legal esse curso. Eu fiz um de foto na faculdade mesmo em que construimos uma “maquina” com a técnica do pinhole, mas não é a mesma coisa do que fazer em uma escola conceituada, né?Depois mostra fotos novas.

    Bjos

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s