Dia mundial da fotografia

Às vezes acho que escolhi um hobby muito caro. Quem curte fotografia sabe muito bem que é preciso, muitas vezes, investir uma grana boa em um bom equipamento e alguns acessórios. E nem sempre isso é possível, certo? Mesmo assim acho que a fotografia se tornou mais democrática, em parte por causa da evolução tecnológica natural, creio eu. Existem inúmeros modelos de câmera, claro que umas são melhores que outras, mas o ato de fotografar é muito mais acessível atualmente! Câmeras compactas, em celular, enfim, são várias as possibilidades!

Mas acho que, o que faz toda a diferença não é uma câmera de última geração, e sim o olhar da pessoa que segura a câmera. Sim, uma câmera de uma marca boa, como Nikon ou Canon, tem o seu peso. São anos de tradição, então não é à toa que são sempre as mais visadas. Mas o que me faz refletir mesmo é que, de que adianta ter uma câmera de ótima qualidade se você não sabe usá-la propriamente? De que adianta ter investido muito em um equipamento para usar tudo no automático?

Foi com isso em mente que decidi começar um curso de fotografia, para poder aprender mais sobre o tema e, principalmente, aproveitar tudo o que minha câmera tinha para me oferecer! O resultado, além de “domar” minha câmera? Me apaixonei (mais ainda!) por fotografia. Li há umas semanas o livro Sobre fotografia, da Susan Sontag, e achei um trecho que resume muito bem parte desse meu fascínio:

(…) o resultado mais extraordinário da atividade fotográfica é nos dar a sensação de que podemos reter o mundo inteiro em nossa cabeça – como uma antologia de imagens.

Tudo isso para dizer que hoje é dia mundial da fotografia!

Imagem daqui.

1 comentário a “Dia mundial da fotografia

  1. Escolhemos um hobby caro e estamos em um caminho sem volta! :)
    Fotografar é um vício e eu, particularmente, adoro os caminhos que esta paixão me leva. Quanto mais eu estudo sobre fotografia, mais eu quero saber sobre arte em geral, arquitetura, cultura e por aí vai.
    Quando eu estou com a minha câmera ou tratando as minhas fotos minha mente vai longe…
    Ah, é muito bom!!! :)
    Beijos

Deixe uma Resposta

