cisne negro

depois de esperar quase três meses desde que vi o trailer, finalmente assisti a black swan, do darren aronofsky. minha impressão? eu simplesmente amei o filme, de tirar o fôlego!

o filme gira em torno de uma nova montagem do balé o lago dos cisnes, clássico do tchaikovsky. com esse ponto de partida, ele narra a história de nina sayers (natalie portman, linda por sinal), bailiarina obcecada pela perfeição e extremamente reprimida, que ganha o papel protagonista no ballet. porém, o papel exige mais que perfeição técnica, que nina tem de sobra. ele exige também uma dualidade psicológica muito grande: o aspecto delicado, frágil e virginal do cisne branco, bem como o aspecto sensual e pérfido do cisne negro, que nina tem que buscar dentro de si mesma. para representar o cisne branco, nina não tem problema algum; o problema é representar o cisne negro. assim, observamos ao longo do filme a viagem interna da protagonista à procura de suas características mais ocultas e reprimidas, tudo em busca da perfeição para o papel. a chegada de uma nova bailarina à companhia de dança, lily, traz à tona os monstros de nina, desencadeando uma série de mudanças.

mais do que a ótima atuação da natalie, o resto do elenco contribui para o resultado final impecável. a mãe problemática e ex-bailarina frustrada que cria nina em uma bolha intocável (barbara hershey), a ex-bailarina desequilibrada que é deixada de lado por causa da idade (winona ryder), a adversária sexy que é literalmente o oposto de nina (mila kunis), o diretor da companhia que instiga nina a descobrir o cisne negro dentro de si (vincent kassel), todos são vértices importantes na história.

misturando cenas dos bastidores do ballet, com treinos e mais treinos, assim como devaneios psicológicos de nina, o resultado final é realmente incrível. não trata-se de um filme de ballet ou qualquer outra dança, ou mesmo um filme de terror/suspense psicológico. o filme é uma grande metáfora, na minha opinião. e com um final à altura!

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s